Para que todos Saibam das Tuas Obras e dos Teus Feitos

ENTREVISTA

Só alegria... Sem jamais perder a fé...


Só alegria... Sem jamais perder a fé...
Em júbilo e realização pelos dez anos de um ministério já consolidado e seis de carreira solo como músico e cantor, André Valadão testemunha em retrospectiva de sua própria vida e diz o que espera para os próximos anos          

Se não para um fiel público de cerca de seis mil pessoas que sempre lota o Templo da Igreja Batista da Lagoinha, na capital mineira, por conta dos cultos que lidera às terças-feiras – público esse fiel que sempre o acompanha – pelo menos para ele, a noite da terça-feira passada, 30/6, ficará para sempre na sua memória, para não dizer na história de sua vida, marcada, sim, por lutas, lágrimas e desafios, mas também por avanços, conquistas e milagres. Acima de tudo, por muita fé e alegria. É que numa retrospectiva e referência pelos dez anos de ministério como pastor na Lagoinha e outros seis de carreira solo como músico, cantor e ministro de louvor, André Machado Valadão, 32 anos, casado, foi homenageado por toda sua perseverança e determinação, e também como exemplo de simplicidade e graça, ousadia e fé, muita fé. Amigos de estrada e jornada desde quando ele iniciou a Escola de Cura, em 2000, e com ele caminhou, bem como o próprio pai, o pastor Márcio Valadão, fizeram menção de sua garra, graça, bravura e unção. A noite foi mesmo curta para conter tudo que foi falado e mostrado, tudo acompanhado também de perto pelos milhares de telespectadores e internautas mundo afora, já que seu culto é transmitido ao vivo pela Rede Super de Televisão, emissora em que hoje é diretor, e também pelo portal Lagoinha.com. André parecia não caber em si de fé e felicidade. E é sob esse clima e essa unção por assim dizer que fomos falar com o próprio André Valadão, para colher dele suas impressões e o balanço que ele mesmo faz de sua própria vida ao longo de todos esses anos. Para quem anda meio triste e sem fé, ler a presente entrevista pode ser mais que um alento e um incentivo. Pode ser o ponta pé inicial para toda uma vida de conquistas, frutos e milagres. Como tem sido a do próprio pastor André Machado Valadão. Eis então a entrevista:

Atos Hoje (AH): Dez anos de ministério e seis de carreira solo. Como se sente por tudo isso?
André Valadão (AV): Nossa! Sinto que estou apenas começando. Tenho muito que aprender, a fazer. E pauto meu ministério não só por aqueles que estão do meu lado, começando comigo, mas por aqueles que já terminaram o ministério, a obra, e estão nos braços de Deus. Quando me vejo, percebo que tenho muito ainda a acertar, a aprender. Mas me sinto muito feliz ao olhar para trás e ver que já se passaram dez anos. E me alegro ainda mais por saber que tem muita coisa ainda a acontecer.         
  
AH: Que avanços apontaria além daquilo que seu público já conhece e o que um dia fez e jamais faria?
AV: Um dos avanços que considero muito forte é o do relacionamento e da comunhão. De compreender outros ministérios, outras pessoas, outras doutrinas, outros usos e costumes e saber lidar com tudo isso. Já errei muito nesses dez anos. Por exemplo, ao invés de pregar o evangelho, debatê-lo; ao invés de trabalhar para Deus, tentar conquistar as pessoas; entrar em “brigas” que não eram minhas, e tantas outras coisas que não precisaria ter feito. A gente vai aprendendo. Mas o grande segredo que fui aprendendo desde cedo é o do amor. O amor perdoa, não paga com a mesma moeda, não persegue, não se ensoberbece, não calunia ninguém. Creio então que o segredo está no amor                                  

AH: Qual o desafio de conciliar ministério pastoral e carreira solo como músico/ministro e como tem superado esse desafio?
AV: Gosto mais de pregar que cantar. Tenho mais prazer em falar da Palavra de Deus. Mas o Brasil é um país musical e tem uma unção de adoração. Isso é fato. E como consigo transitar nos dois mundos, para mim é muito fácil conciliar essas duas faces ministeriais. É um dom que Deus colocou em minha vida e é um prazer cantar e pregar. Mas peço a Deus temor para nunca confiar no dom que Ele me deu, mas confiar no Senhor.                          

AH: E em relação à família, como tem sido conciliá-la com tudo que faz?
AV: Eu levo a minha família comigo o máximo que posso. Hoje tenho até mudado a minha logística de vida para tê-la ao meu lado cem por cento. Não abro mão. Foi assim que fui criado e acredito que a gente pode passar para outras gerações essa verdade do ministério.                      

AH: Lagoinha foi o ponto de partida e o laboratório por assim dizer de seu ministério e sua carreira. O que diria e como se sente por toda essa abertura e esse apoio?
AV: Lagoinha para mim é, sem duvida, uma igreja modelo no Brasil. Uma igreja que tem uma liderança sadia, honesta, íntegra, que é amiga das outras igrejas, uma liderança saudável, que continua se multiplicando. Seus frutos ultrapassam os limites da própria igreja. Ela vai para o Brasil, para o mundo. Lagoinha é essa igreja. Onde eu vou no mundo as pessoas a conhecem. Ela não é um trampolim, mas um jato supersônico de ajuda, apoio e respaldo. Sem dúvida alguma, Lagoinha é para mim hoje e sempre foi nesses dez anos a minha “mãe” que me dá de “mamar”, o meu pai que me dá o sustento... É o meu porto seguro ministerial.                                   

AH: Que diria de seu rebanho e seu público que sempre o têm acompanhado, muitos inclusive desde o inicio?
AV: É um amor que não cabe dentro de mim, uma paixão, um desejo que tenho de falar todo dia, de compartilhar de alegria, de lutas. São milhares de pessoas dentro e fora do país com quem não tenho como expressar que as amo. Hoje entendo que pela misericórdia de Deus, o ministério que Ele tem me dado não é local, mas global. O culto das terças-feiras na igreja é um milagre, porque não é num sábado, num domingo. O pessoal pega trânsito, chega cansado, suado, um sacrifício que me constrange. E aí Deus tem operado maravilhosamente. Não tenho o que dizer. Quando vejo tudo isso que acontece, minha vontade é a de servir ainda mais.                       

AH: Em termos de planos, projetos e expectativas, o que espera para os próximos dez anos de ministério e outros seis de carreira solo?
AV: Como disse antes, estou começando e tenho muito a fazer. Sinceramente, olho para frente e me vejo tão pequeno, limitado, sem forças. Preciso ainda tomar muito leite e comer muita carne, espiritualmente falando, e crescer demais. Preciso me rodear de pessoas mais crentes e consagradas que eu. Preciso de muita graça para ter sempre inspiração e não fazer nada mecânico, fazer por fazer. Na pregação da Palavra, a mesma coisa. Tenho muito para aprender. Se o pessoal pensa que já viu tudo sobre meu ministério, ninguém viu nada. Tem muita coisa para acontecer.                     

AH: Numa retrospectiva, que balanço de sua vida em relação a tudo que aprendeu e onde está hoje?
AV: Algo que aprendi na minha vida é acerca da importância do trabalho. Eu trabalhei demais nesses dez anos e não paro de trabalhar. Se você trabalha, se desgasta física e psicologicamente muitas vezes em torno de um projeto, Deus vai te abençoar. Eu acredito no trabalho, no esforço, e creio que quando você trabalha, Deus te honra. Minha retrospectiva, então, é de muito trabalho, muito desgaste. Mas quando vejo onde estou hoje, onde consegui chegar, as conquistas que tive, posso dizer: valeu muito a pena.                 

Atos Hoje: Se tivesse que começar tudo de novo, do zero, o faria?
AV: Faria, e o faria sempre. Não me arrependo de ter feito essa escolha na minha vida. E louvo a Deus por tê-la feito. Aos 19 anos já estava no seminário e aos 22 no ministério. 
     
AH: Uma palavra final de gratidão.
André Valadão: Quero agradecer a toda Igreja Batista da Lagoinha por ser minha família, meus amigos, os credores do meu ministério. Por ser essa igreja que me abençoa, que reconhece os frutos da minha vida, que tem em respaldado, falado bem de mim, me protegido dos caluniadores. Quero agradecer, portanto e dizer-lhe que somos uma família. Meu sonho é continuar nessa igreja, até que o Senhor me leve, cantando, envolvido com a Rede Super de TV, viajando e pregando em todas as partes do Brasil, meu sonho ministerial é pastorear essa igreja um dia. Hoje entendo claramente que é tempo de semear no Brasil, de ser um líder que um dia as pessoas vão dizer: “Um dia o André Valadão passou por aqui”. Isso vai trazer frutos para nossa igreja e para o nosso ministério. Amo o Brasil, as nações, mas a minha paixão continua sendo a nossa igreja, o pastor Márcio com a visão de líder, de pai, esposo, homem de negócio, exemplar para minha vida. Para quem está começando deixo essa palavra: nunca comece se achando que já é alguma coisa. Nunca.               

Com a palavra, o pai
“Queremos dar a Deus toda nossa gratidão, nosso louvor e nossa adoração por tudo que Ele é. Em especial também pelos dez nos de ministério do pastor André Valadão. Lembro-me de quando ele chegou à igreja e eu disse a ele: ‘Dé, hoje é você que vai pregar’, isso aconteceu num domingo. E logo no primeiro dia ele batizou 164 pessoas. Não apenas eu como pai, a Cassiane como esposa e o Lorenzo como filho, mas todos nós temos hoje tantos motivos para agradecer pela vida do pastor André. Temos sido abençoados por sua vida e seu ministério e da unção que Deus tem lhe dado. Queremos ver subir aos céus todo o nosso louvor e toda nossa gratidão”.  
  Pr. Márcio Valadão, pastor e pai de André Valadão.

Gratidão
“O que vou dizer para vocês?! Deus é bom demais! Pode existir muita gente feliz no mundo, mas digo a vocês: eu sou um dos homens mais felizes da Terra. Feliz com a minha vida, minha família, por ter conhecido a Jesus na infância, por olhar para trás e ver a Igreja Batista da Lagoinha, essa igreja maravilhosa [...] Vocês fazem parte da minha vida. Só Deus sabe quantas vezes cheguei triste, cansado, e sai renovado, fortalecido. É uma benção. Creio que a coisa mais importante que precisamos ter no ministério é a sensibilidade para entender os tempos e as estações que vivemos. Cada momento que vivi nesses dez anos foi uma estação diferente, um momento diferente. Hoje estou em outro momento, em outra estação. E o importante é darmos frutos em todo o tempo. Digo mais uma vez a vocês: eu sou muito feliz e amo vocês demais. E no que depender de mim, da Cassiane, minha esposa, e do Lorenzo, meu filho, queremos que sempre vejam em nós um sorriso no rosto, uma alegria e um prazer em estar com vocês”.    
Pr. André Valadão


 Marcelo Ferreira - marcelo.ferreira@lagoinha.com
Redação lagoinha.com

Foto: Elisandra Amâncio



:: Intimidade Gospel
intimidadegospel.blogespot.com




__________________________________________ 



Ela agora é Megahertz




Nívea Soares estréia seu primeiro programa pela Rede Super.
Marca de um novo tempo e de uma nova arrancada.



Antes de mais nada e só a título de esclarecimento, a expressão “megahertz” que dá titulo a essa entrevista é proposital e referencial. Proposital porque diz respeito às ondas eletromagnéticas por onde chega o sinal da TV (analógico ou digital), numa menção ao físico alemão Heinrich Hertz, que as descobriu. E referencial porque já que faz citação à TV, não poderíamos deixar de mencionar que agora Nívea Soares também está na telinha. A estréia de seu primeiríssimo e novo programa inaugura um novo tempo e uma nova marca, tanto em sua vida pessoal como ministerial. Valendo-se de todas as ferramentas que a mídia hoje oferece – incluindo a rede mundial de internet -, Nívea Soares tem ido quase que literalmente do Oiapoque ao Chuí e aos confins da Terra. O marco e pontapé iniciais do romper das fronteiras parece ter sido dado a partir da sua iniciativa, no ano passado, da web célula, um célula on line compartilhada e ao vivo para quem estiver na Rede com ela. Agora com a TV, sua unção e seu carisma, aliados à sua simplicidade e franqueza, parece não conhecer barreiras. Numa clara referência também à canção que dá titulo ao seu quarto álbum, Rio, é o rio de Deus fluindo.

A estréia de seu programa aconteceu no dia 3 de junho, quinta-feira, exatamente às oito da noite, dia e horário esses em que irá ao ar cada programa. A julgar pelos próprios comentários postados pelos twitteiros de plantão sempre conectados ela, a audiência foi grande e excelente. Que o diga também a própria equipe da produção e ainda aquela que esteve na Rede Super. Conversamos com ela logo após a exibição do programa para saber de suas expectativas e percepções acerca do programa, de outros projetos e dessa nova fase de vida, e ainda de suas novas canções em português e inglês para dois álbuns solos já em fase de pré-produção. Com vocês, Nívea Soares. Acústico, na Rede e nas ondas “megahertz”.



Lagoinha.com: Mesmo sabendo que ia ao ar, o que achou do programa no dia da estréia e como está o coração em relação às expectativas de aceitação do programa?



Nívea Soares: É muito estranho para mim ainda me assistir no vídeo (Risos). Mas eu acredito que foi bênção. Tenho o testemunho de pessoas que escreveram no twitter dizendo que Deus falou muito. É isso é que importa. Que as pessoas sejam abençoadas e alcançadas por meio de tudo que for falado, de tudo que elas virem. Que elas sejam tocadas mesmo.



Lagoinha.com: Até onde se consta, sempre houve de sua parte o desejo de ter um programa próprio, além do fato de pintar convites nesse sentido. Como se deu essa sua iniciativa pelo programa e por que só agora optou por lançá-lo?



Nívea Soares: O programa surgiu da oportunidade de estarmos, como família, trabalhando com vídeo. Meu cunhado, Cristiano Soares, voltou dos Estados Unidos com essa proposta de ele e meu esposo, Gustavo Soares, trabalharem com vídeo e DVD especificamente. Já tínhamos inclusive uma câmera que o Gustavo havia comprado há algum tempo por uma direção de Deus e meu cunhado trouxe algumas outras câmeras dos Estados Unidos. Começamos então a perceber esse abrir de portas, compatível com a abertura que houve na Rede Super para que começássemos o programa lá. Encaramos isso como um sim de Deus para que pudéssemos finalmente dar inicio a esse projeto.



Lagoinha.com: O que poderia dizer de seu formato e conteúdo?



Nívea Soares: O conteúdo é Bíblia, muita Bíblia (Risos). A gente quer falar muito da Palavra de Deus, realmente estar edificando a vida das pessoas por meio da Palavra. A minha intenção também é a de ministrar por meio das canções. Teremos ainda entrevistas com pessoas que são chaves na minha vida e que têm abençoado o nosso País, gente que também tem feito a obra do Senhor. Nossa intenção é mostrar gente que tem feito a obra de Deus, de mostrar coisas ligadas às questões sociais para as quais a Igreja do Senhor precisa ser despertada nesse tempo. Enfim, o programa vai ser de edificação e também de desafio, para que as pessoas se levantem na força do Senhor e venham a se envolver com Deus, com o Senhor Jesus e sua obra, e não simplesmente com religião. Não há como se aliançar com Jesus e não se envolver com sua obra.



Lagoinha.com: Em relação ao cenário, ele será fixou ou variável?



Nívea Soares: Nossa intenção é realmente variar. Tem muitas surpresas pela frente (Risos). Não queria uma locação fixa para que as coisas fossem gravadas, mas realmente estar aberto para mudanças em lugares diferentes, até mesmo para ser um refresco para a vista das pessoas.



Lagoinha.com: Como é para você e seu ministério essa parceria com a Rede Super já que é a emissora que veicula o programa?



Nívea Soares: Muito legal. A gente sempre teve um relacionamento muito bom com toda a turma de lá e já tínhamos essa expectativa há algum tempo de começar algo. Mas a gente esperava que acontecesse no tempo certo, no tempo de Deus mesmo, embora a gente já pensasse nisso há alguns anos. Foi tudo no tempo certo e sei que o Senhor tem um propósito em tudo e é capaz de prover e nos capacitar para que possamos continuar no programa, edificando vidas por meio do que acontecer no mesmo.



Lagoinha.com: Você muito tem usado da Rede para ministrar o que Deus tem te dado por meio da web célula. Por que da web célula e como tem sido essa experiência, já que o número dos que a acompanha é grande, inclusive com gente do exterior?



Nívea Soares: A idéia surgiu já há algum tempo, conversando com o Gustavo. Tínhamos uma reunião nossa do nosso grupo e a intenção era expandir essa célula que já funcionava, para que as pessoas pudessem ser abençoadas por meio da Rede. Foi uma idéia que começou a se concretizar no fim do ano passado e tivemos uma resposta muito interessante e muito boa das pessoas. Muitos frutos têm vindo, muitas pessoas têm recebido a Jesus e outras tantas sendo curadas. Temos podido ver Deus agindo de forma poderosa, apesar da nossa pequenez. Deus tem trazido graça e temos caminhado. Graças a Ele.



Lagoinha.com: O que diria também em relação aos seus clipes, já que sua aceitação e repercussão também são enormes? Como se deu essa sua iniciativa?



Nívea Soares: Foi muito legal a recepção das pessoas em relação a isso e muito surpreendente para nós também. Sempre que começamos a fazer algo pela primeira vez há aquela insegurança, aquele frio na barriga. Foi assim com tudo que a gente fez até hoje. Tudo são coisas muito novas para nós e os vídeo-cliples foram mais uma delas que queríamos para esse ano. Foi e tem sido surpreendente a resposta das pessoas, muito legal. Muita gente sendo abençoada. As pessoas se identificaram muito com aquela história e nos contaram uma história parecida até. Foi muito interessante ver como os veículos de comunicação são importantes no nosso tempo. Como é importante nós entrarmos nesses veículos de comunicação com a Palavra de Deus, com a mensagem do Evangelho. E como a mensagem do evangelho é poderosa para libertar vidas e atrair as pessoas para Jesus.




Lagoinha.com: Há um novo CD seu pelo DT de coletânea de canções suas para esse ministério. O que diria desse trabalho e qual sua expectativa acerca do mesmo?



Nívea Soares: Foi uma surpresa para nós a noticia de que o pessoal queria fazer esse CD e foi muito interessante a expectativa das pessoas, todo mundo esperando que ele saísse como seria. Tem sido benção. As pessoas têm sido abençoadas por essas canções. Graças e glórias a Deus por isso. A expectativa é que continue sendo mais benção na vida de mais gente.



Lagoinha.com: Até onde nos consta também, há canções suas inéditas que ainda não foram para um novo CD solo e que está já em vias de sê-lo. Teria algo a dizer a respeito?



Nívea Soares: Já estamos trabalhando na produção. Estamos também planejando um novo CD em inglês. Os dois para serem lançados no segundo semestre desse ano. Tem muito trabalho pela frente e é desafiador, principalmente o projeto em inglês. Estamos para lançá-lo numa conferência na Inglaterra, Mission Worship. Contamos com as orações dos irmãos e com a graça e a presença do Senhor, para que a gente possa fazer o nosso melhor e passar a mensagem que Deus tem nos dado para esse tempo. A gente sabe que tem CD novo chegando quando as canções começam a borbulhar no nosso coração e temos podido sentir que chegou o tempo de lançar esse novo CD com novas canções que têm vindo. O simples fato de ter canções não é justificativa para se fazer um CD, mas temos sentido que tem uma mensagem nova para ser anunciada aí. Já estamos trabalhando nisso. Contamos com as orações de todos.



Lagoinha.com: De fato então, os dois CD´s estão já em fase de pré-produção?



Nívea Soares: Sim. Não temos ainda todas as canções prontas, ainda que já selecionadas, mas estamos caminhando. Essa fase é uma das mais difíceis e meu esposo, o Gustavo, tem se sentido desafiado. É um desafio grande, mas Deus está nesse negócio. (Risos). O CD em inglês vai ter algumas canções que já foram gravadas antes e também algumas inéditas, que são várias – já que é uma coletânea – e algumas de parceria. Ainda estamos em fase de definição do que vai ou não entrar, mas vai ficar bem legal. Apesar de já termos feito um CD em inglês antes, vai ser algo bem diferente, com um acompanhamento do pessoal da Inglaterra, da King´s Way. Temos iniciado uma parceria com eles. É uma porta que o Senhor abriu e particularmente tenho orado pela capacitação dele sobre a minha vida. É algo bem novo. Estaremos na conferência deles ministrando em inglês, que para mim é um desafio muito grande de Deus. Mas tenho dito nesses dias que Ele tem aberto portas e nos empurrado para elas. Talvez se dependesse da gente mesmo não entraríamos, por nos acharmos incapazes. Vemos Ele nos empurrando para fazer certas coisas, no direcionando de uma forma muito clara para estar expandindo tudo isso.



Lagoinha.com: Falando de nação estrangeira, você vai estar também em Israel não é mesmo?



Nívea Soares: Sim. Vamos ver o que vai rolar. Há uma caravana sendo organizada para isso e fui convidada. Eu quero muito voltar para lá. Se for plano do Senhor, vai dar tudo certo.



Lagoinha.com: A webcélula, os vídeo-cliples, o novo CD pelo DT, um solo e um em inglês e o novo e próprio programa. Seria tudo isso a marca de um novo tempo e de uma nova marca para Nívea por assim dizer?



Nívea Soares: Sim, eu creio que é um novo tempo. É Ele quem nos capacita para a obra que tem, embora não sejamos capazes por nós mesmos. Esse é um tempo de experimentarmos o sobrenatural de Deus em nossa vida. Somos muito pequenos diante de Deus para tudo que nos tem acontecido. Sabemos que isso é a obra do Senhor, e por isso, é Ele quem faz. É Ele quem dá força, graça, quem traz a mensagem, quem estabelece a vontade dele em nosso coração. É nossa responsabilidade nesse tempo de andarmos bem pertinhos de Jesus. É isso que tenho me cobrado dia após dia, de buscar mais a presença dele. Quanto maior a responsabilidade que nos é colocada, mais temos de andar pertinho de Jesus, agarrar-se a Ele e não tirar os olhos dele de jeito nenhum.







Lagoinha.com: Esse é um ano de Copa do Mundo. Isso mexe com você?



Nívea Soares: Eu não me ligo muito em futebol. Pelo fato de não termos tanto tempo. Mas realmente, é uma oportunidade para a Igreja estar se levantando em Deus, influenciando as pessoas naquilo que o Senhor tem proposto. Há muitos crentes no futebol que tem sido referência na nossa nação e no mundo e creio que a gente tem a nossa responsabilidade de estarmos orando por esses irmãos, sustentando-os, para que continuem sendo sal e luz, para que o Senhor os guarde, os livre e os use onde eles estão. Que a gente use de tudo para alcançar aqueles que precisam de Jesus. .



Lagoinha.com: Uma palavra aos telespectadores de seu programa.



Nívea Soares: Para quem assistiu, que bom que você assistiu. Espero que tenha sido abençoado. Conto com suas orações, tanto de você que assistiu, quanto de você que ainda não assistiu, para que a gente cumpra o propósito do Senhor. A minha proposta não é falar de mim mesma em tempo nenhum. Que você que nos assiste tenha esse propósito de orar por nós. Precisamos das orações dos irmãos para que a gente não venha falar da gente mesmo, mas que a gente venha anunciar Jesus em tudo que a gente fizer na TV. Que seja mais um canal para que vidas sejam alcançadas. Para a glória do Senhor Jesus.



Lagoinha.com: Uma palavra final de balanço e agradecimento em relação a esse novo tempo em sua vida.



Nívea Soares: Quando olho para tudo que aconteceu comigo e com meu esposo, Gustavo, até hoje, para todos os lugares onde temos entrado, vemos que a nossa vida é um milagre. Tudo é um milagre de Deus e vem das mãos dele. Só tenho a agradecer ao Senhor pelo privilégio que Ele me dá de anunciar ao evangelho, de pode influenciar vidas nessa geração, de poder ministrar a Ele e tocar pessoas de alguma forma. Isso é um privilégio muito grande. Toda a gloria pertence a Jesus. Da gente mesmo não sai nada. (Risos) Toda a glória a Ele. É Ele quem nos capacita quem abre portas e quem realiza. Toda glória a Ele.





*Para mais informações sobre Nívea Soares, acesse: niveasoares.com. Para mais detalhes sobre seu programa, acesse: redesuper.com.br. O Programa Nívea Soares vai ao ar todas as quintas-feiras, às 20h.





::Por Marcelo Ferreira
marcelo.ferreira@lagoinha.com
Fotos: Divulgação.



*Esta entrevista foi concedida por Nívea Soares ao portal Lagoinha.com.









::Intimidade Gospel – Para Que Todos Saibam das Tuas Obras e dos Feitos
intimidadegospel@yahoo.com.br
twitter@intimidadegospel



::Diego Sena – Administrador do Portal
dyegodesena@yahoo.com.br








_____________________________________________________________






Entrevista com Israel Salazar CTMDT & Diante do Trono



Simplicidade muito grande, o vocalista do Diante do Trono Israel Salazar concedeu uma entrevista onde ele fala sobre seu chamado, seu ministério, Diante do Trono, CTMDT, enfim. Como alguns de vocês devem saber, Confira a entrevista na íntegra:

Israel, como, e o que você sentiu quando descobriu o chamado de Deus para sua vida? (Enviada por: Samuel, Montes Claros - MG)

Israel: O chamado de Deus é sempre presente, nós é que muitas vezes não damos ouvido! Eu trabalho com música na Igreja há 12 anos e sempre amei o que faço pois faço de todo o coração. Especialmente na minha vida, não consigo encontrar um dia em que tudo tenha parado e eu tenha ouvido anjos e tal, comigo aconteceu de forma suave e bem tranquila. Deus ao longo da minha caminhada foi guiando os meus passos, pois afinal de contas a Biblia nos diz que se guiarmos a nossa vida na Palavra dEle essa palavra vai ser lâmpada para os nossos pés, ou seja, ela ilumina cada passo que eu vou dar e não o caminho todo. Aprendo com isso que em todo o tempo devemos buscar respostas da parte do Senhor para o nosso proximo passo, e comigo foi assim. Tive o privilégio de participar do congresso de louvor chamado Adoração e Adoradores em 2006 onde recebi muito da parte do Senhor. Houve um momento em especial, uma oração, que penso eu, não conseguirei esquecer nunca mais, onde o Pastor Massao, orava entregando os Filhos ao ministério pois eles estavam em um campo onde as coisas estavam dificeis. E com essa oração ele desafiou todos os pais a orarem da mesma maneira entregando seus filhos à Deus para que Deus desenvolvesse em nós o ministério que nos estava proposto. Estava com minha mãe que representava o ministério de louvor de nossa igreja na época e ela chorava muito nessa hora, senti que realmente houve ali um liberar da parte dela para que Deus cumprisse o que ele queria cumprir na minha vida. Foi um momento singular em minha vida e como diz uma das canções que foram gravadas nesse congresso, " Jamais me esquecerei". Outro momento importantíssimo em minha vida foi o de largar todo o ano que eu havia estudado e me preparado para o vestibular e ir para o CTMDT. Eu tocava bateria em um ministerio em minha cidade que já tinha CD gravado e tudo. Estávamos tocando muito e o líder desse ministério disse para eu ficar, que a gente ira "estourar" e tal... Eu fui !!!!
Obedecer é bem melhor do que sacrificar. Foi ai então que começou o "Centro de Trituramento e Massacre De Tudo...." De tudo o que não prestava em mim. Foi um grande trabalhar de Deus na minha vida e só quem me viu quando entrei no CTMDT sabe como eu era e como sou hoje. E simplismente pelas misericordias do Senhor, pela graça redentora dEle, é que estou onde estou.

Qual a maior experiência que você já teve com Deus? (Enviada por: Denise Lacerda, São Paulo - SP)

Israel: Minha conversão. Meus pais são pastores na Igreja Batista Sião em Palmas - Tocantins, e não que seja a maior, mas a experiência que mais amo em minha vida foi a de minha conversão, que aconteceu em um culto familiar onde meu pai pregava sobre uma carta de Paulo falando sobre o velho homem e o novo homem, o homem carnal e o espritual e etc... Tudo isso para um menino de 8 anos não fazia muito sentido, até que ele começou a contar sobre como acontecia o processo de metamorfose da borboleta, e de como precisávamos abrir mão de ser uma lagarta e entrar em um casulo chamado Espirito Santo para que fóssemos transformados em uma nova criatura, o que só poderia acontecer com o simples fato de aceitarmos a morte salvífica de Jesus na cruz por nós. Pronto. Fiquei todo emocionado e percebi que sempre assistia as conversões mais nunca tinha declarado a minha publicamente e disse: Pai, eu quero aceitar Jesus como meu Salvador e entrar no casulo !!!! (risos), nessa reunião eu e meus irmãos aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador e guardo essa experiência como a mais importante em minha vida.

Você se sente um sucessor do André Valadão no Diante do Trono? (Enviada por: Matheus de Brito, Guarulhos - SP)

Israel: Não. O Pastor André é uma referência para mim, para o meu ministério. No reino de Deus todo soldado tem sua função e é pessoalmente insubstituivel. Esse papo de que estou no lugar do Pastor e tal, não existe. Cada um tem o seu lugar no DT e simplismente por conflito de agenda as vezes é dificil para o Pastor [André Valadão] estar com o grupo em todas as suas ministrações. Estou cantando as músicas que ele canta no grupo porque são solos masculinos e estão na minha região vocal, assim como a Ana Nóbrega (na ausencia da Ana Paula Valadão) está cantando as músicas que são solos femininos no grupo, mas isso não quer dizer que somos sucessores ou que estamos no lugar de alguém, estamos simplismente servindo.

Como é pra você começar a sua carreira em um grupo de tanta influência como o Diante do Trono e de estrear no ministério em um dueto com a Ana Paula Valadão? (Enviada por: Amanda Martins, Ipatinga - MG)

Israel: Bem, o DT sempre foi um referencial para a minha vida e meu ministério. Minha carreira Cristã foi iniciada a muito tempo e vejo o DT como meus discipuladores. Tenho aprendido muito com cada um do ministério e creio que vou crescendo cada vez mais em graça. O dueto foi um susto pra mim, e acho que ainda não tenho a dimensão disso, mas aprendi muito com a Ana e foi tremendo cantar algo  com uma pessoa que realmente acredita no que está cantando, isso faz toda a diferença. Espero assim como Paulo completar minha carreira e combater um bom combate.

Hoje em dia a música gospel tem tido grande influência pela mídia secular brasileira. Ao que se deve tudo isso na sua opinião?

Israel: Muito da qualidade musical que tem-se no Brasil hoje dá-se graças a musica Cristã pois a qualidade que temos em nosso meio começou a influenciar o meio que não é cristão. Então penso eu, que a música cristã possui em si uma grande capacidade influenciadora e que a nescessidade de buscar influencias não é tão grande. Temos muita música boa no mundo hoje, e por ser músico, gosto às vezes de escutar musica instrumental e aprendo muito. Creio que dizer que a música congregacional ou a música "gospel" tem recebido influência da mídia secular é um pouco ousado, agora, temos sim exercido influencia sobre a mídia de um modo geral.

A idolatria por grandes ministério como o Diante do Trono tem se extendido de uma maneira preocupante. O que você acha sobre esses "fãs"?

Israel: Admiração é uma coisa muito saudável e faz-nos perceber muitas vezes Deus através das pessoas. Admiro muitas pessoas mas não idolatro ninguém. Muitas vezes confundimos a admiração que temos por alguém e trasformamos ela em idolatria. Colocamos essas pessoas como super-herois e não vemos os erros e falhas que todos nós temos. Não vejo admiração como um problema, mas a linha que a divide da idolatria é muito tênue.

Qual, na sua opinião, é a maior dificuldade que os cristãos tem enfrentado nos dias de hoje?

Israel: Penso que poderíamos ser muito mais afetivos na sociedade do que somos. Por estarmos muitas vezes divididos, não sabemos do grande poder que temos juntos. A Biblia diz que as portas do inferno não prevalecerão contra a IGREJA. Isso denota que é um só corpo, com um só propósito.. O que vemos hoje é: As portas do inferno não prevalecerão contra a MINHA igreja... Quando pensarmos juntos realmente veremos um avivamento que ainda não vimos, e veremos também uma noiva que ainda não tivemos o privilegio de ver. Posso estar muito errado, mas acho que o nosso grande problema, nossa grande dificuldade, ainda é olhar mais para as diferenças e menos para os propósitos em comum, acho que é a unidade.

Deus tem infinitas qualidades. Isto é fato. Em sua vida, qual das qualidades divinas você tem tido mais contato?

Israel: Os atributos de Deus são lindos quando estudados, e eu como teólogo os estudei bastante, mas, quando você passa a viver muitos deles, você passa a conhecê-los. No ano passado tive uma experiência tremenda com o Deus provedor. Deus me mostrou a provisão dEle em tudo, e a fidelidade dele em todos os meus dias de uma forma especial. Falar disso é muito dificil, pois Deus é tão tremendo que resumir tudo o que ele tem expressado a mim todos os dias é tentar colocar em palavras mediocres feitos tão sublimes. Deus tem se mostrado Fiel em todo o tempo !

Polêmicas na internete tem surgido em torno da participação do CTMDT no DT. Para você, o CTMDT de hoje será o DT de amanhã?

Israel: O CTMDT do ano passado está no DT de hoje. Como disse lá atrás, eu tenho o DT como os meus discipuladores assim como todo o grupo do CTMDT têm.

O que você costuma ouvir?

Israel: Por também ser músico, gosto de ouvir muita coisa, mas vou resumir: ouço Leonardo Gonçalves, Laura Morena, Louvize, Arautos do Rei (curto muito), Samuel Mizrahy, Donie Mclurkin, Kirk Franklin, Israel Hougton (curto muito mesmo), Michael W. Smith, Third Day, Leeland, Jesus Culture, Kim Walker, CTMDT (risos) e etc.

  • Bate-Bola:
Um versículo: Jó 14:7-9
Deus é: Fiel
Israel Salazar se parece com: Os pais
Minha familia: Meu suporte
Uma música: Deus de amor
Uma data marcante: 26 de Julho de 2006
Uma comida:
Galinhada
Um defeito: orgulho
Uma qualidade: sinceridade
Um lugar: minha casa

Deixe uma mensagem para os nossos leitores.

Israel:
Como todo servo de Deus sabe, não existe melhor lugar para estar do que no Centro da vontade de Deus. Busque o Reino de Deus aonde quer que seja, mas sempre coloque o Reino em Primeiro lugar porque aí sim as outras coisas serão acrescentadas a você. 

Espero que tenham gostado. Em breve, novas entrevistas. Aguardem! 



Entrevista concedida ao portal DT




__________________________________________________________









A integrante do Back-Vocal do Diante do Trono, Ana Paula Nóbrega, concedeu uma entrevista falando sobre diversos assuntos, ela se solta e fala sobre seu ministério, chamado, e tudo o que Deus tem realizado na vida dela.
Foram selecionadas algumas perguntas que vocês internautas nos enviaram e a Ana as respondeu, confira abaixo a entrevista na íntegra:

Confiram:

Como Deus te mostrou que o louvor era o chamado que ele tinha pra sua vida? (Enviada por Ericláudio de Planaltina - DF)

APN:  Desde pequena meus pais descobriram que eu era afinada e logo começaram a investir em mim; eles me incentivavam em todas as coisas! Eu cantava em programas de televisão, aniversários infantis, na escola, nos encontros da família e foi um tempo muito bom porque ganhei uma bagagem de tamanha importância até hoje. Mas quando me converti, em fevereiro de 1992 na Igreja Batista Esperança, descobri o que realmente queria fazer da minha vida: Cantar pra Deus! Cantar é bom demais, mas quando se agrega os valores da Palavra de Deus ao canto, o resultado vai muito além da emoção. são vidas transformadas. Muito mais do que cantar em uma festa e ganhar um cachê no final, é ficar sem o cachê e ver que vidas foram salvas pelo poder do Evangelho. "Buscai em primeiro lugar o Seu Reino e a Sua Justiça!"


O DT é um grande ministério, e com uma historia de vida muito extensa, já completou 13 anos. Como você se sente de fazer parte desse novo tempo do DT, e como você se sente ao pensar nos anos que vem pela frente? (Enviada por Mateus Campo de Araçatuba - SP)
APN: As vezes não me sinto do DT. Quantas vezes me refiro a ele em terceira pessoa e as pessoas me repreendem:"Mas você é do Diante do Trono!". Parece estranho mas isso me dá um equilíbrio emocional. Eu sei que a minha missão no grupo é passageira por isso não me apego a ele; desde o namoro com o ministério, o Senhor me deu sonhos, palavras e impressões de que a minha permanência no grupo é uma missão, é um cuidado com a Ana - Ele me pediu para cuidar dos filhos dela, mas tudo é dela e o que Deus tem pra mim, ainda está escondido Nele, bem guardado.

Gosto muito da sua voz Ana e tenho uma dúvida: Você pensa em lançar CD solo? (Enviada por Lucas Samuel de São Paulo - SP)


APN: Penso sim! Aliás já gravei um CD solo, em 2007, o Jesus me rendo a Ti! É muito bom compartilhar com a Igreja, canções que Deus me dá. Eu tenho meu estilo, meus gostos, meu jeito de compor e de ministrar. Mas este tempo, é tempo de me submeter a uma visão e isto também é uma prazer!

Após a entrada de muitos alunos do CTMDT no Diante do Trono, gerou-se uma grande discurssão a respeito disso. Alguns eram a favor, outros eram contra. Como você vê a participação do CTMDT no DT? O CMDT de hoje será o DT de amanhã?

APN: Eu sou totalmente a favor!!!!! rsrsrsr
Eu vou levar pra toda vida esse exemplo de investir em outras pessoas. Isto é despreendimento! Que coisa linda dividir, investir, reconhecer o dom e unção que há no outro! Eu quero viver isso sempre. Nada de reter tudo só pra mim, que coisa mesquinha! E a nossa participação tem trazido alegria, vigor, somos a recompensa do trabalho de anos deles; fomos atraídos a eles porque nos identificamos com a missão, com a seriedade com que fazem as coisas! No que diz respeito a musicalidade, o DT está mais "metttttaaaaaallll!", como diz meu amigo Jarley Brandão. O Vinícius Bruno com seus arranjos trouxe modernidade ao ministério. E o Diante do Trono sempre será Diante do Trono; creio que nós estamos numa escola aprendendo muito!

Como a Helena Tannure falou no XI Congresso de Louvor e Adoração, "...apesar da dor, vale a pena sofrer como barro nas mãos do oleiro...". Você acha que a Igreja atual precisa ser restaurada em qual aspecto?

APN: Me preocupo muito com a palavra que tem sido pregada em nossas igrejas brasileiras. Muitos pastores têm trazido uma cultura judaica em suas liturgias, a teologia da prosperidade e tantos outros misticismos em nossos cultos... Isso me preocupa demais! As vezes me envergonho de programas evangélicos que vejo na televisão, que enganam as pessoas. A igreja brasileira é modelo de liberdade na adoração entre as nações, mas melhor seria se nós fôssemos exemplo de zelo com a Palavra de Deus, vivendo esta Palavra e fazendo diferença na sociedade.

O XI Congresso de Louvor e Adoração trouxe à nós uma visão diferente sobre como deve ser a nossa caminhada cristã. Vimos que precisamos descer à casa do Oleiro para sermos moldados por Ele constantemente. Como Deus te moldou no XI Congresso? Quais as impressões digitais que Ele deixou em você como vaso?


APN: Ah como eu cresci neste primeiro semestre, como aprendi de Deus e como fui à Casa do Oleiro! São sentimentos tão íntimos que não posso expressar. Mas o que posso compartilhar com vocês é que Deus tem me ensinado a ter aqui no CTM enquanto trabalho com os alunos, o mesmo prazer quando estou no palco ministrando. Serviço!!!

Falando em Congresso, tivemos a surpresa de saber que Barretos será a sede do DT13. Você deve estar participando das preparações para esta gravação. O que Deus já tem falado com você sobre esta gravação?


APN: Que vai ser o aniversário mais inesquecível de minha vida!!! rsrsrs
Promessas do Senhor se cumprindo em minha vida é que tenho vivido; não só nos palcos mas em cada lugar que eu vou! O que o Senhor fala comigo em todo evento do Diante do Trono é que o Brasil está mudando. É verdade que há muito ainda, mas as portas para o Evangelho estão escancaradas e isso é maravilhoso! Quando ouvimos falar que a própria organização do evento procurou o ministério e tem providenciado todas as coisas, temos a certeza de que estamos vivendo o "infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos". É uma injeção de fé no meu coração pra sonhar mais alto aquilo que é impossível aos homens, mas para Deus não.

O que é pra você "Viver Diante do Trono"?


APN: É temer a Deus embora não O veja. Sei que seus olhos estão sobre mim todo o tempo. Viver assim é coerência entre o que digo e o que eu faço.
Por ser um ministério de muita influência, o sentimento de admiração pelo Diante do Trono acaba se tornando uma idolatria. Qual o seu ponto de vista sobre esse assunto?

APN: O brasileiro é um dos povos mais idólatras que eu conheço e quando viajamos para outras nações, temos uma referência do tamanha dessa "admiração" que expressamos. Parece que temos a necessidade de criar um "deus" ou uma "deusa". Imaginamos que essas pessoas são perfeitas, sobrenaturais, que não fazem as mesmas coisas que qualquer outro ser humano que está no anonimato faz também. É pura fantasia! E eu amo pessoas como a Helena Tannure que se abrem e falam abertamente das suas dificuldades porque reações como esta, dismistificam esta idéia errônea e as aproximam muito mais das pessoas. Eu acho até que os "irmãos" que falam mal dela, por exemplo, é porque tiveram sua coleção de ídolos quebrada e não admitem que nós ministros somos comuns.

O que você costuma ouvir?


APN: Atualmente estou ouvindo Palavra Antiga, Thalles, Luiz Arcanjo (solo), Jesus Culture e Kari Jobe.
É claro que nem preciso citar Diante do Trono!

O que falta, na sua opinião, na música gospel nacional?


APN: Mais valorização dos ritmos brasileiros. Sei que cantores como João Alexandre, Stenio Marcius, sempre valorizaram e é uma pena que a grande maioria das igrejas prefiram os enlatados americanos do que música de qualdidade, como eles sabem fazer. Louvo a Deus pela vida do Luiz Arcanjo que em seu último trabalho solo, deu um show de letra, melodia e é orgulho pra todos nós.


Bate-Bola:

- Onde Gostaria de Levar a Palavra? Aos bastidores da Rede Globo
- Um defeito seu é... Não expressar minha opinião quando necessário, ter medo
- Uma qualidade sua é... Compaixão pelas vidas
- Um Sonho... Ver toda minha família servindo a Jesus de todo o coração
- Deus pra você significa... Minha vida
- Um Hobby... Varrer a casa. Adoro arrumar a casa! Minha mãe diz que eu sou neurótica!
- Sua comida preferida é... Ai que difícil! Missionário gosta de tudo. Eu amo comer carangueijo nas praias de Fortaleza.
- Um Versículo... Não posso separar só um versículo. Eu amo a canção de Habacuque. É o que sempre está em minha boca.
- Uma música... Uma que Deus me deu e eu ainda não gravei. Ela nasceu de uma forma maravilhosa e eu sempre canto em minha casa.
- Sua familia representa... Amor Leal. Me amam não pelo que sou agora - Eles sempre me amaram!

Bom galera, espero que tenham gostado da entrevista.


A Entrevista foi Concedida ao Portal Diante do Trono